Mas o que é esta tal de Economia Azul?
O conceito de Economia Azul é ago que vem emergindo ao longo dos últimos anos e que muitas vezes é também chamado de Economia do Mar. Como não poderia deixar de ser diferente, o Portal Marítimo mudou seu slogan por isso, tamanha a relevância da atividade para o Brasil e o mundo.
É interessante, destarte, destacarmos que o conceito é uma espécie de consequência de um outro conceito amplamente debatido pela primeira vez no Rio de Janeiro (SIM, aqui no Brasil!), durante a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que ocorreu entre os dias 20 e 22 de junho de 2012, também conhecida como “Rio + 20”, e que focou em dois temas chave: a estruturação de uma rede mundial voltada para a promoção do Desenvolvimento Sustentável e o avanço e lapidação do conceito de “Economia Verde”, até então não muito conhecido. o foco desde sempre foi a erradicação da miséria mundial.
No mesmo instante em que o conceito foi apresentado para discussão, as nações costeiras iniciaram seus questionamentos sobre a aplicabilidade desses conceitos em suas matrizes econômica e social. Neste instante as discussões sinalizaram a necessidade de se aprofundar e especificar um novo conceito, o de “Economia Azul” e que trataria dos assuntos relacionados às águas.
O conceito surgiu, primeiramente como um tipo de “aspecto azul” da Economia Verde, porém o tema tomou tal vulto e relevância que foi emitido um relatório específico, o “Green Economy in a Blue World”, ou seja, “Uma Economia Verde em um Mundo Azul (UNEP, FAO, IMO, UNDP, IUCN, GRID-Arendal, 2012). A partir dali, vários esforços foram feitos para que o conceito de Economia Azul tivesse vida própria.
Vivemos em um planeta coberto 72% por oceanos, que também representam 95% de sua biosfera existente e onde as relações que envolvem as trocas comerciais se dão, via de regra, sobre as águas, através da pujança do transporte marítimo mundial, onde a Marinha Mercante desempenha um papel de protagonismo, enquanto outras de extrema relevância ocorrem sob as águas, envolvendo a exploração dos recursos que estão nas águas e nos leitos dos rios, lagos e oceanos.
Marivia Oliveira
Rodrigo Cintra, oxigênio puro ver vc ativar o portal e começar a formar um conteúdo singular na área da economia azul. Estou acessando, aqui em Ilha Grande , pelo mobile mas quero ver no PC para verificar se recuperou posta anteriores. Por outro lado, quero conhecer mais as contribuições da GPM Consulting. Poderia me dizer como acesso ou se me mandaria seu portfólio? Grata.